A menina e o vento
Peça teatral de Maria Clara Machado.
Este espetáculo teve sua estreia no Teatro do SESC DA ESQUINA nos dias 22 e 23 de novembro de 2003, retornando aos palcos do SESC de 08 a 16 de maio de 2004, obtendo um ótimo público (aprox. 865 pessoas nos cinco dias).
Para Orly Veras, o espetáculo quer mostrar a realidade que nos ensina o valor de conhecer e amar nosso Brasil. Resgatar a importância da educação cívica, porém, não por imposição, mas incentivando as crianças a descobrir nossas culturas e nossas tradições num país tão rico por natureza.
Sinopse
Relata a história de uma menina chamada Maria, que junto com o seu irmão Pedro, fogem de suas tias repressoras, pois elas os forçam a estudar, a todo o momento, lições de educação cívica. A tia educadora com suas regras do convívio social acha que se deve amar o Brasil por definição e imposição. Então, as crianças resolvem se esconder numa praia deserta, onde descobrem uma cova, e nela encontram o Vento. Um personagem mitológico, o qual representa a liberdade para a menina.
Maria se torna amiga do Vento, e juntos resolvem passear e fazer algumas estripulias. Pedrinho conta que a irmã sumiu! A Mãe e as tias ficam preocupadas e entram em contato com a polícia.
A história se desenrola com muitas situações inusitadas, quando eles vão em busca de desvendar o desaparecimento de Maria. Neste período a menina, conduzida pelo Vento, contempla todo o Brasil e, nesta lúdica viagem, aprende a amá-lo e a respeitá-lo. Uma verdadeira lição de vida, bem diferente da que as tias ensinavam.